
O único treinamento de Oratória do Brasil com reconhecimento do MEC
Objetivo
-
Desenvolver comunicação eficaz;
Utilizar a comunicação como ferramenta para exercer a liderança;
Melhorar a capacidade de persuasão;
Juntamente com a linguagem e boa dicção, aprender a usar de forma congruente a fisionomia, postura, gestos, e a emoção;
Usar padrões de linguagem adequados ao público, e ao objetivo de comunicação, tornando-se um falante mais persuasivo, carismático, congruente e convincente;
Aprender a expressar-se eficazmente, com objetividade, clareza, entusiasmo e expressividade;
Aprender como estruturar tecnicamente a apresentação de uma reunião ou um projeto;
Motivação
Em qualquer função, bem como nos relacionamentos sociais ou profissionais, a comunicação é uma habilidade simplesmente essencial para o sucesso. Porém, pesquisas indicam que, além da falta de conhecimento das técnicas de comunicação, um dos grandes desafios do ser humano é o medo de pôr-se de pé, e expressar suas idéias diante dos outros.
Se observarmos, veremos que atualmente o profissional é exigido de muitas maneiras e por mais que ele desempenhe um serviço técnico, ele é solicitado a participar ou dirigir reuniões, apresentar projetos, passar procedimentos à sua equipe de trabalho, dar aulas, ou seja, praticamente sem perceber, todos os profissionais estão cada vez mais envolvidos em situações formais ou informais de comunicação no seu trabalho.
Baseado nessa perspectiva, pode-se dizer, então, que a postura, a palavra, a fala e a voz são, por excelência, instrumentos de ação dos profissionais; o meio essencial para fazer contatos com os outros e para obter resultados.
Mas, paradoxalmente, numa época que pode ser reconhecida como era da comunicação, cabe perguntar: O que sabem os profissionais do novo milênio sobre o uso da palavra, da fala e da voz? Qual o lugar que esses profissionais atribuem à essas habilidades quando pensam em suas carreiras e em seu desenvolvimento pessoal? Quantos pensam no impacto que têm a o seu jeito de falar sobre seus subordinados, chefes e alunos, ou mesmo, sobre a eficácia de sua comunicação?
Numa época em que o conhecimento tecnológico está cada vez mais acessível e homogeneizado o que faz a diferença são as qualidades pessoais, e entre essas, comunicar-se bem é muito importante. Mas, parece que poucos estão convencidos disso.
Engana-se quem pensa que falar bem é um dom de nascença, todos podem, com treinamento adequado, melhorar sua performance comunicativa, melhorando suas habilidades de fala e voz, conhecendo um pouco mais sobre os “ruídos” que perturbam o processo de comunicação e sobre como lidar com eles. Talvez “você não precise falar mais, precise sim, falar melhor”.
Programa de Ação
Pessoas de todas as áreas, interessadas em aprimorar sua comunicação e que estejam comprometidas com seu crescimento pessoal e profissional.
Programa
-
Compreender os processos que facilitam uma comunicação eficaz;
Definição de comunicação eficaz;
Desenvolver atitude de bom ouvinte;
Aprimorar, na teoria e na prática, habilidades individuais de comunicação: postura, gestos, expressões faciais, voz, articulação, expressividade;
Vícios a evitar na comunicação;
O que a sua voz e o seu jeito de falar dizem de você;
Como cometer menos erros;
Práticas com filmagem e feedback da facilitadora
Oratória
Preparação da mensagem:-
A importância da preparação e como preparar-se adequadamente para assegurar o sucesso da sua apresentação;
Estrutura de uma apresentação em público (palestra, aula, projeto em uma reunião, trabalho de aula, monografia, dissertação, tese, discurso;
Como iniciar causando logo uma boa impressão;
Como prender imediatamente e manter a atenção do público;
Objetividade na comunicação;
Uso adequado da postura, dos gestos e da emoção;
Como olhar para a platéia;
Estratégias adequadas para conclusão;
Desibinição
-
A importância do estado emocional adequado para o sucesso de uma apresentação;
Como superar o medo e a inibição criando o estado emocional apropriado para se expressar com espontaneidade e confiança;
Preparação psicológica para desenvolver uma atitude mental positiva;
Desenvolvimento da autoconfiança e do entusiasmo;
Desenvolvimento da expressividade.
OBS.: Serão desenvolvidas atividades práticas, com filmagens e feedback da instrutora, que é fonoaudióloga, especilalista. Após o treinamento serão oferecidos DVDs personalizados aos participantes, com as atividades práticas desenvolvidas por ele, sem custo adicional.
Local de Realização
In company
Carga Horária
12 horas aulas
Recursos Necessários
Os recursos básicos necessários para realização do treinamento compreendem os seguintes equipamentos: Sala, Data Show, Computador e quadro branco.
Número de Participantes
Até 25 participantes no máximo.
Ideal: 20 participantes por turma, devido às atividades práticas.
Ideal: 20 participantes por turma, devido às atividades práticas.
Investimentos
A combinar dependendo do número de turmas.
Forma de Pagamento
Na semana da realização do treinamento, mediante apresentação de NF.